CI

Feijão tem leve recuperação de preços

A expectativa é de que o volume ofertado aumente no mercado interno



Foto: Canva

Após registrar recuos ao longo de abril, os preços do feijão apresentaram sinais de recuperação na última semana do mês, de acordo com análise do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A menor disponibilidade do grão no mercado, aliada à resistência de vendedores em aceitar preços baixos, contribuiu para interromper o movimento de queda nas cotações.

Outro fator que sustentou os valores foi o aumento da procura por parte de indústrias e do varejo. Esses compradores intensificaram as aquisições, especialmente de feijões com melhor padrão de qualidade, com o objetivo de recompor os estoques — cenário que favoreceu a aceitação de preços mais altos por parte dos produtores.

No campo, a colheita da primeira safra de feijão avançou. Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontam que, até o dia 26 de abril, 85,6% da área cultivada já havia sido colhida. Com esse avanço, os agentes de mercado começam a direcionar suas atenções para a entrada da segunda safra, especialmente nos estados da região Sul do Brasil.

A expectativa é de que o volume ofertado aumente no mercado interno nas próximas semanas, o que pode exercer nova pressão sobre os preços, dependendo do ritmo da comercialização e da qualidade do produto colhido.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.