CI

Mato Grosso: produtores aceleram vendas de soja 24/25

Comercialização da soja chega a 82% da safra



Foto: Pixabay

A comercialização da soja da safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 81,93% da produção estimada até junho, segundo dados divulgados na segunda-feira (7) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço representa um aumento de 5,92 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

De acordo com o relatório, o progresso nas vendas foi impulsionado pela necessidade de liberar espaço nos armazéns, diante do avanço da colheita de milho no estado. A valorização do preço médio mensal também contribuiu para o ritmo das negociações. Em junho, a saca foi comercializada, em média, por R$ 112,22, alta de 1,43% em comparação ao mês anterior.

No caso da safra 2025/26, as vendas atingiram 17,50% da produção estimada, um crescimento de 3,35 pontos percentuais em relação a maio. Segundo o Imea, o movimento é reflexo da intenção dos produtores de fixar os custos da próxima temporada. Apesar do avanço, o percentual comercializado está 2,67 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra passada. O preço médio da soja futura fechou junho em R$ 106,73 por saca, com queda de 4,64% frente ao mês anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.