Entidades fazem parceria para acessibilizar uso de drones
O ‘Programa Drones SP’ foca na apresentação de características básicas da tecnologia
O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC) firmou parceria com a Coopercitrus para introduzir tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones em propriedades rurais. Com apoio da Coopercitrus, o CEA-IAC realizará ensaios em áreas produtivas do Circuito das Frutas, em Jundiaí, expandindo depois para propriedades de cooperados com culturas como soja, milho, citros e cana-de-açúcar. O projeto é coordenado por Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC.
“O ‘Programa Drones SP’ foca na apresentação de características básicas da tecnologia de aplicação e no uso do equipamento em pequenas e médias propriedades. Abrange eventos e ‘dias de campo’ centrados em conceitos da tecnologia de aplicação de agroquímicos por drones: volume de calda, taxa de cobertura, tamanho de gotas, condições climáticas, deriva de produtos, compatibilidade de insumos e segurança”, exemplifica Ramos. “Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade, que permitam ao produtor e a seus colaboradores obter eficácia no uso do drone para controlar, com segurança, às pragas, doenças e plantas daninhas”, continua o pesquisador.
A Coopercitrus, localizada em Bebedouro, é a principal cooperativa de São Paulo na comercialização de insumos agrícolas, máquinas e implementos, e uma das maiores do Brasil, com mais de 60 filiais e suporte técnico em SP, MG e GO. Possui uma carteira de associados com mais de 35 mil agropecuaristas.
O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do IAC, situado numa área de 110 mil m² próxima à Serra do Japi, tem sido fundamental na modernização da agricultura brasileira. Desenvolve pesquisas em mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Atualmente, conduz mais de 30 projetos, incluindo culturas como uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.