CI

Mercado de defensivos: tendências e riscos

Cada produto apresenta uma dinâmica própria



Cada produto apresenta uma dinâmica própria Cada produto apresenta uma dinâmica própria - Foto: inpEV

O mercado de defensivos agrícolas segue sob intensa observação, com movimentos globais influenciando diretamente o cenário brasileiro. Segundo Jeferson Souza, analista de inteligência de mercado, a atualização semanal dos dados permite traduzir essas tendências internacionais para decisões estratégicas no país.

Cada produto apresenta uma dinâmica própria. Enquanto o mercado de fertilizantes reage de forma mais rápida às mudanças globais, os defensivos agrícolas mostram respostas mais lentas e específicas no mercado doméstico, exigindo atenção diferenciada por parte dos produtores e consultorias.

Os últimos dados, que contemplam o primeiro semestre de 2025, reforçam a relevância da China como fornecedora de princípios ativos para o Brasil. Este panorama evidencia como a dependência internacional pode impactar a disponibilidade e os preços no mercado nacional, destacando a necessidade de planejamento estratégico e monitoramento constante.

Em Brasília, Souza discutiu com mais de 150 produtores rurais de diferentes regiões do país os pontos críticos para a temporada 2025/26. Além disso, abordou perspectivas para 2026/27, enfatizando que a consultoria acompanha de perto essas projeções para orientar decisões futuras e mitigar riscos no agronegócio brasileiro.

“Atualizamos semanalmente o cenário de defensivos para nossos clientes e enfatizamos a importância de acompanharmos os movimentos globais e traduzirmos esses movimentos para o mercado brasileiro. Cada produto possui a sua dinâmica. Nos fertilizantes, temos uma tendência muito mais responsiva; no defensivo, a resposta no mercado doméstico é diferente”, afirma, no LinkedIn.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.