CI

Safra forte e clima bom reduzem custos da indústria

O trigo apresentou queda de 2,5% no Paraná em junho



O trigo apresentou queda de 2,5% no Paraná em junho O trigo apresentou queda de 2,5% no Paraná em junho - Foto: Canva

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) divulgou seu levantamento mensal de junho com dados de produção, preços e abastecimento das principais matérias-primas do setor. O cenário é positivo, com produção elevada, clima favorável e boa tecnologia no campo, o que tem contribuído para a queda de preços internos em diversas cadeias agrícolas e favorecido o planejamento da indústria.

Entre os destaques, o café conilon deve atingir produção recorde em 2025, com 18,7 milhões de sacas, segundo a Conab. A colheita, especialmente no Espírito Santo, aumentou a oferta e pressionou os preços. No mercado externo, os valores ainda são altos, mas tendem a recuar com a expansão da oferta de países asiáticos. Já o cacau teve produção brasileira revisada para 293,5 mil toneladas (+2%), mas os preços seguem voláteis, acompanhando o mercado internacional.

O trigo apresentou queda de 2,5% no Paraná em junho, mas o cenário interno ainda tem viés altista diante da estimativa de safra menor. A produção deve recuar 0,9%, totalizando 7,81 milhões de toneladas. O milho teve queda de 7% no mês, reflexo de safra recorde estimada em 132 milhões de toneladas (+14,3%). A soja teve leve alta de 0,7% em junho, mas acumula queda de 3,7% no ano, com produção prevista de 169,5 milhões de toneladas. O óleo de soja subiu 2,2% no mês, impulsionado pelo uso no biodiesel. Já o arroz teve forte retração de preços (-9,1%) com safra robusta, e o açúcar caiu 8% no mercado interno. O leite teve alta de 4,3% no mês, mantendo oferta firme graças ao clima favorável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.