CI

Preço do leite em alta no Mato Grosso

É esperado que o preço do leite continue em elevação nos próximos meses


Foto: Pixabay

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou que o preço do leite captado em fevereiro de 2024 em Mato Grosso atingiu R$ 1,95 por litro, representando um aumento de 0,77% em relação a janeiro do mesmo ano. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela região Norte do estado.

O início do ano é geralmente o período de maior concentração de chuvas em Mato Grosso, o que normalmente leva a um aumento na produção de leite. No entanto, as chuvas irregulares afetaram a produção em algumas regiões, refletindo diretamente no preço pago ao produtor.

Todas as regiões de Mato Grosso apresentaram avanço no preço do leite em relação a janeiro de 2024, com destaque para a região Norte, que registrou o maior valor em fevereiro, atingindo R$ 2,22 por litro, um aumento de 4,84% em relação ao mês anterior.

Quanto à captação, o índice em Mato Grosso foi de 59,30% em fevereiro de 2024, mostrando uma queda de 3,50 pontos percentuais em relação a janeiro. Em todas as regiões, houve uma redução no volume captado em comparação com janeiro de 2024, com destaques para as regiões Nordeste e Centro-Sul, que apresentaram quedas de 11,14 pontos percentuais e 10,06 pontos percentuais, respectivamente.

É esperado que o preço do leite continue em elevação nos próximos meses, devido à proximidade com o fim do período chuvoso no estado, segundo projeções do Imea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.