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Exportação de ovos cresce em volume, mas cai em faturamento

Mercado interno continua predominante



Foto: Divulgação

De acordo com dados do Agrostat Brasil / MAPA, de janeiro a março de 2024, as exportações nacionais de ovos alcançaram 11.937 toneladas, representando um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram exportadas 11.028 toneladas. No entanto, o faturamento caiu 17,8%, passando de US$ 48,484 milhões em 2022 para US$ 39,853 milhões em 2024.

As informações foram divulgadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

No primeiro trimestre de 2024, o estado do Paraná destacou-se como o segundo maior exportador de ovos do país, registrando um aumento de 75% no volume exportado, totalizando 2.906 toneladas. Em termos de receita cambial, o aumento foi de 37,9%, com US$ 11,642 milhões, comparado aos números de 2023 (volume: 1.642 toneladas / receita cambial: US$ 8,439 milhões). São Paulo liderou as exportações, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No mesmo período, o México foi o principal importador de ovoprodutos brasileiros, apesar de uma redução de 45,3% no volume e 61,5% na receita cambial em relação ao ano anterior. Outros mercados importantes incluíram África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Senegal e Chile.

Apesar do desempenho nas exportações, mais de 99,5% da produção brasileira de ovos ainda é destinada ao mercado interno, atendendo à demanda por ovos férteis para reprodução, consumo in natura, indústria alimentícia e consumo institucional.

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