Queda nos preços da pluma de algodão
Durante o período até o final de fevereiro de 2024, os preços do algodão na bolsa de NY mostraram uma tendência positiva
Os preços futuros da pluma de algodão na bolsa de Nova York (ICE) experimentaram uma queda após alcançarem níveis altos recentemente, conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Durante o período até o final de fevereiro de 2024, os preços do algodão na bolsa de NY mostraram uma tendência positiva, impulsionados pela expectativa de uma menor produção de pluma nos Estados Unidos. Entretanto, no mês de abril do mesmo ano, os preços sofreram uma queda expressiva, atribuída a um panorama macroeconômico desfavorável em grandes países consumidores da fibra. Além disso, um leve corte nas estimativas de demanda mundial, conforme o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), contribuiu para a pressão sobre os preços no mercado externo.
Na última semana, os contratos futuros de julho de 2024 e dezembro de 2024 registraram preços médios de ¢ US$ 82,68/lp e ¢ US$ 78,66/lp, respectivamente. Isso representa uma queda de 14,34% e 6,32% em comparação com a última semana de fevereiro de 2024, quando os preços atingiram seus níveis mais elevados.