CI

Blockchain é solução para o agro?

O blockchain oferece vantagens ao mercado, promovendo transparência, eficiência e sustentabilidade


“Os dados apontam um crescimento no setor do agronegócio" “Os dados apontam um crescimento no setor do agronegócio" - Foto: Pixabay

Nos últimos anos, a preocupação com a segurança alimentar e as práticas ESG aumentou, levando à valorização da origem dos produtos. O blockchain surge como solução para rastrear a cadeia de suprimentos agrícolas. Estudos indicam que os investimentos globais em blockchain na agricultura podem chegar a US$ 948 milhões até 2025, com crescimento anual composto de 48,1% desde 2020.

“Os dados apontam um crescimento no setor do agronegócio, isso se deve, principalmente pela segurança que a tecnologia blockchain trás e por criar sistemas de certificação e rastreabilidade que garantam a origem sustentável dos produtos, beneficiando tanto os consumidores quanto os produtores. Então, posso afirmar que explorar e adotar essa tecnologia de maneira estratégica, é a certeza de colher benefícios significativos que podem impulsionar ainda mais o crescimento, a competitividade e a confiança no mercado”, afirma Diego Guareschi, CMO da Hathor.

O blockchain oferece vantagens ao mercado, promovendo transparência, eficiência e sustentabilidade na produção. Funciona como um banco de dados descentralizado e à prova de fraudes, registrando operações em blocos encadeados e imutáveis, permitindo análise posterior das informações armazenadas por meio de verificadores.

“Um bom exemplo disso é o uso de QR Codes nas embalagens dos produtos, que quando escaneados disponibilizam dados como a utilização de água, fertilizantes e energia no cultivo, assim como a quantidade de carbono emitida no processo. Paralelamente, a ferramenta também auxilia o produtor a ter um melhor controle de suas operações, otimizando tempo e recursos ao unificar tudo em uma só plataforma”, indica.

Ele conclui dizendo que “ao difundir a transparência e rastreabilidade, o blockchain é capaz de contribuir substancialmente para garantir um maior comprometimento com a agenda ESG de um dos importantes setores da economia brasileira, promovendo segurança e confiança entre todos os envolvidos. Nos próximos anos, podemos esperar que seu uso continue a crescer no país, impulsionando a inovação no agronegócio e aumentando a competitividade no mercado a nível nacional e internacional”.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.