PR: início da colheita da segunda safra de milho aponta para volume recorde
A colheita da segunda safra de milho 2023/24 começou no Paraná
A colheita da segunda safra de milho 2023/24 começou no Paraná. Devido ao plantio precoce em grande parte do estado, há uma tendência de se atingir um dos maiores volumes colhidos no mês de maio, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Tradicionalmente, a colheita se concentra nos meses de junho e julho.
As informações são do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 10 a 16 de maio, elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Até esta semana, foram colhidos pouco mais de 4,4 mil hectares dos 2,4 milhões plantados no estado. A colheita começou pelas regiões de Campo Mourão, Francisco Beltrão e Irati.
No campo, as condições das lavouras continuam se deteriorando. Atualmente, 57% da área a ser colhida está em condição boa, 29% em condição mediana e 15% em condição ruim. Em relação às fases de desenvolvimento, 16% das lavouras estão em maturação, 70% em frutificação, 13% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo. Esse cenário indica que aproximadamente 80% da área está suscetível a impactos de condições climáticas adversas, como estiagem ou geada precoce.