Frente fria encerra onda de calor na Europa
Safras de verão sofrem perdas na França

O Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), informou que uma forte frente fria encerrou a recente onda de calor na Europa e provocou chuvas e trovoadas generalizadas nas áreas agrícolas do centro e sudeste do continente.
Segundo o boletim, antes da passagem da frente, as temperaturas nas principais áreas de cultivo de verão do sudoeste da França atingiram entre 3°C e 4°C acima do normal em 17 de agosto, com pico de 40,9°C. A frente fria foi acompanhada por chuvas localmente intensas, com média de 15 mm no sudoeste francês e mais de 20 mm nas áreas centrais do país. Dados do Banco de Dados Europeu de Clima Severo relataram precipitações superiores a 50 mm, chegando a até 120 mm em 20 de agosto.
Apesar da chegada das chuvas, o boletim destacou que “as safras de verão na França sofreram perdas irreversíveis de produtividade devido a uma intensa onda de calor que começou em 7 de agosto e atingiu o pico com uma leitura de 42,1°C em 12 de agosto”. Por outro lado, as precipitações ajudaram a recompor a umidade do solo para o plantio das lavouras de inverno.
Na Península Ibérica, o ar frio se instalou, embora com pouca ou nenhuma precipitação. Já na Itália, Alemanha e Bálcãs, os volumes de chuva variaram entre 25 e 115 mm. Em contraste, grande parte do oeste e centro da Hungria permaneceu seca, com índices inferiores a 5 mm, situação confirmada por estações meteorológicas e dados de satélite.
As chuvas no sudeste europeu favoreceram o solo para o plantio de grãos e oleaginosas de inverno, com destaque para a colza, cuja semeadura tradicionalmente começa em agosto. Já no norte da Europa, as condições foram consideradas favoráveis à maturação das lavouras de verão e às atividades de semeadura das safras de inverno, apesar das chuvas moderadas a fortes, entre 10 e 50 mm, registradas no norte da Polônia e no nordeste da Alemanha.
De acordo com o relatório, as temperaturas no nordeste europeu ficaram entre 2°C e 4°C abaixo da média, enquanto valores próximos ao normal foram registrados nas regiões oeste e sul do continente.