CI

Tocantins é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação

O Tocantins iniciou o processo para retirar a vacinação contra a febre aftosa em 2023


Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira, 25 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou o reconhecimento do Tocantins como livre de febre aftosa sem vacinação. A medida, abrangida pela Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, incluiu também outros 16 estados e o Distrito Federal. As diretrizes estabelecidas entrarão em vigor a partir de 2 de maio deste ano.

Com uma população bovina e bubalina superior a 11,5 milhões de cabeças distribuídas em cerca de 100 mil propriedades rurais, o Tocantins celebra esse marco, cujas informações foram divulgadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

Além do Tocantins, receberam o reconhecimento os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.

A portaria estabelece diversas diretrizes, incluindo a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa, além de restringir o ingresso e a incorporação de animais vacinados nessas unidades da federação.

O Tocantins iniciou o processo para retirar a vacinação contra a febre aftosa em 2023. Desde então, foram realizadas auditorias, vigilâncias ativas nas propriedades rurais e incentivos à declaração de informações pecuárias, além de orientações contínuas aos produtores rurais e empresários. Atualmente, está em andamento um estudo soroepidemiológico para comprovar a ausência de circulação viral.

O próximo objetivo do Tocantins é obter o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de febre aftosa sem vacinação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.