CI

Café com impurezas é apreendido em operação no Rio de Janeiro

Fiscalização destrói café fora do padrão de qualidade



Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Procon-RJ, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon-RJ) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizou entre os dias 27 e 29 de agosto uma operação de fiscalização em indústrias de café torrado e moído na região de Campos dos Goytacazes (RJ). A ação teve como objetivo coibir práticas irregulares no processamento do produto, como o uso de grãos de baixa qualidade e a presença de impurezas.

Durante a operação, quatro fábricas foram inspecionadas. Os auditores encontraram lotes de café cru e torrado em desacordo com os padrões oficiais de qualidade definidos pela Portaria SDA/Mapa nº 570/2022. Ao todo, 1.070 kg de café impróprio ao consumo humano foram destruídos e 1.350 kg foram apreendidos para destinação adequada e análises laboratoriais. Também foram descaracterizadas três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas.

As empresas fiscalizadas receberam intimações e terão prazo de 90 dias para adequar estruturas físicas, processos de higiene e controle de qualidade. Também deverão implantar procedimentos formais de classificação e rastreabilidade das matérias-primas utilizadas.

Segundo os fiscais, a medida teve caráter preventivo. A intenção foi proteger a saúde do consumidor e assegurar que apenas cafés dentro dos padrões de qualidade estabelecidos cheguem ao mercado. A ação também buscou garantir a concorrência justa, evitando prejuízos a produtores comprometidos com a qualidade do café brasileiro.

O chefe do Serviço de Combate a Fraudes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Celso Franchini, destacou a importância da integração entre os órgãos envolvidos. “A união de esforços entre diferentes órgãos de fiscalização fortalece a capacidade de resposta do Estado contra práticas que afetam a saúde pública e a competitividade do setor produtivo”, afirmou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.