CI

Demanda por óleo de soja impulsiona cotações em Chicago

O contrato de soja para agosto, referência para a safra brasileira, subiu 0,81%



O contrato de soja para agosto, referência para a safra brasileira, subiu 0,81% O contrato de soja para agosto, referência para a safra brasileira, subiu 0,81% - Foto: Divulgação

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram o pregão desta quinta-feira (17) em alta, impulsionados pela maior demanda por soja e seus derivados. Segundo análise da TF Agroeconômica, os preços refletiram a valorização do óleo de soja, com destaque para o uso como biocombustível, além de um acordo comercial com a Indonésia, importante comprador de farelo de soja.

O contrato de soja para agosto, referência para a safra brasileira, subiu 0,81%, ou 8,00 cents/bushel, fechando a US\$ 1.021,50. Já o contrato de setembro registrou alta de 0,62%, ou 6,25 cents/bushel, encerrando a US\$ 1.012,00. Entre os subprodutos, o farelo de soja para agosto subiu 0,11% (US\$ 0,30/t curta), a US\$ 268,70, enquanto o óleo de soja teve o melhor desempenho do dia, com alta de 2,55% (US\$ 1,40/lb), cotado a US\$ 56,22.

A alta foi estimulada pela perspectiva de expansão do uso de óleo de soja na produção de biodiesel nos EUA, com mandatos mais rígidos e estímulos fiscais favorecendo esse segmento, mesmo diante de cortes em outras fontes de energia limpa, como eólica e solar. Em contrapartida, a falta de compras chinesas e a estimativa da Abiove de aumento nas exportações brasileiras limitaram os ganhos.

O clima também atuou como fator de contenção. A previsão de boas chuvas no cinturão agrícola dos EUA e o novo mapa de seca divulgado pelo USDA, que aponta redução das áreas afetadas pela estiagem (de 9% para 7%), contribuíram para segurar uma valorização mais robusta, mesmo com o relatório de exportações americanas indicando crescimento de 6,67% no acumulado semanal.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.