TO faz controle da raiva dos herbívoros
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PREVENÇÃO

TO faz controle da raiva dos herbívoros

A doença é transmitida pelo morcego hematófago
Por:

Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou entre os dias 13 e 20 de outubro atividades para o controle da raiva animal em 18 propriedades rurais, nos municípios de Rio dos Bois, Guaraí e Bom Jesus do Tocantins. Foram feitas capturas de morcegos hematófagos, principal transmissor da doença na zona rural, monitoramento e cadastramento de abrigos, bem como orientações aos produtores rurais.

Esse trabalho é contínuo e ocorre em várias regiões do Estado tanto atendendo demandas quanto avaliando locais suspeito já cadastrados. "Estamos vigilantes, pois sabemos da importância da prevenção da enfermidade que pode também ser transmitida ao homem", disse o inspetor de defesa agropecuária da Agência, José Veloso, enfatizando que a vacinar os animais é a prevenção mais eficaz.

Dados

Em 2019, a Adapec atuou no controle da raiva dos herbívoros em 55 municípios do Estado, onde realizou 482 vigilâncias ativas, promovendo orientação sobre a zoonose para mais de mil pessoas e capacitação para outras 473 pessoas. Foram capturados 1.199 morcegos hematófagos, com monitoramento de 92 abrigos e o cadastramento de mais 98 novos. Houve registro de 17 focos.

Sintomas

Os produtores rurais devem ficar atentos aos sintomas da doença no animal, que é transmitida pelo morcego hematófago. Os sintomas são: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 63 11 22.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink