TO: convênio vai beneficiar quatro mil agricultores familiares
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ALIMENTOS

TO: convênio vai beneficiar quatro mil agricultores familiares

Programa de Aquisição de Alimentos irá beneficiar produtores de 112 municípios
Por: -Eliza Maliszewski

Nesta quarta-feira (23) o governador do Tocantins, Mauro Carlesse e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni assinaram um convênio que vai destinar R$ 7,9 milhões para ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os investimentos irão beneficiar quase quatro mil produtores familiares de 112 municípios do Tocantins.

O programa vai funcionar em duas modalidades. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve adquirir alimentos para mais de mil entidades locais. A outra forma é o Termo de Adesão, na qual os recursos vão para os agricultores cadastrados. Todos esses alimentos serão doados para famílias atendidas nos serviços de assistência social ou para instituições de acolhimento, como orfanatos e asilos.

A atuação começa já neste mês como forma de amenizar os prejuízos que agricultores familiares tiveram com a pandemia, assegurando a venda dos produtos cultivados e a renda. “Mais uma vez, estamos levando investimentos volumosos para os pequenos produtores e ampliando ainda mais o alcance da agricultura familiar, que é a base para um agronegócio sustentável e democrático”, destacou o governador.

O convênio também deve fomentar a produção, organizando a compra e destinação dos alimentos, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Em 2019 foram destinados pelo Ministério da Cidadania R$ 3 milhões para investimento no PAA. Esse recurso chegou a 127 municípios tocantinenses, com a compra de produtos de 1.200 agricultores.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink