CI

Mosca da carambola: identificação, danos e controle

Mosca da carambola: identificação, danos e controle



Mosca da carambola: identificação, danos e controle

A Associação Brasileira das Empresas de Tratamemento Fitossanitário e Quarentenário (ABRAFIT) informa que foi detectado foco da praga quarentenária "Bactrocera carambolae" (Mosca da Carambola) na divisa dos estados do Pará e Amapá.

Considerando o risco que essa praga representa para a economia brasileira, o Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Pará, Moisés Moreira dos Santos, publicou, no último dia 23 de fevereiro, em Diário Oficial da União a proibição da saída de frutas frescas de espécies hospedeiras da praga, em especial a Carambola, Jambo, Goiaba e Acerola, do Distrito de Monte Dourado no Município de Almerin – PA para outras áreas do Pará e do Brasil que não tenham ocorrência da praga.

Este inseto representa uma grande ameaça ao Brasil, pois o Suriname e Guiana Francesa, países vizinhos, têm cerca de 20 e 30% da suas áreas infestadas. Se entrar no Brasil, a B. carambolae pode causar prejuízos em torno de US$ 150 milhões por ano.

A Mosca da Carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985. Chegou na Guiana Francesa em 1989 e em 1996 foi detectada pela primeira vez no Município do Oiapoque, no Estado do Amapá.

# Identificação:

Esta mosca das frutas é ligeiramente mais larga que as domésticas. Sua cor predominante é a amarela e têm manchas escuras no dorso. No abdômen possui uma faixa escura em forma de "T".

Em condições ideais, seu desenvolvimento se completa em aproximadamente 22 dias. Uma fêmea põe cerca de 136 ovos por dia, em lotes de 10 ovos por local. O estágio larval dura de 6 a 35 dias. No terceiro estágio, a larva sai do fruto, antes ou depois de sua queda, e empupa no solo a uma profundidade de 2 a 5 cm. A fase de pupa leva entre 10 a 12 dias. O adulto atinge sua maturação sexual entre 8 a 12 dias após a emergência.

# Danos:

Os prejuízos causados pela Mosca da Carambola vão desde perdas na produção, já que as frutas afetadas se tornam impróprias para uso, risco de contaminação ambiental, uma vez que ocorre um aumento do uso de agrotóxicos, até a proibição de exportação de frutas.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Diretor de Planejamento da ABRAFIT, João Luiz Duarte Alvarez, é impossível apontar como essa praga foi introduzida no Brasil, mas se não houver inspeção de 100% das cargas que entram no país o risco da introdução de novas pragas tão nocivas quanto essa é enorme.

# Controle:

Os machos da mosca da carambola são altamente atraídos por uma substância derivada do óleo de Cravo, o metil-euganol, que funciona como um feromônio sexual. Esse feromônio pode ser utilizado para monitoramento e controle do macho (técnica de aniquilamento de machos). Outro método é o uso de iscas tóxicas, onde se associa a proteína atrativa com inseticidas para diminuição da densidade de machos e fêmeas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.