CI

Lagarta do cartucho “amigável” controla praga

Ferramenta segura, não tóxica e específica da espécie, sem impacto sobre outras espécies benéficas


Foto: ISCA

Uma parceria entre a Oxitec e a Bayer está desenvolvendo uma “lagarta do cartucho amigável” para o controle dessa praga no Brasil. A tecnologia, originalmente desenvolvida na Universidade de Oxford, usa mariposas macho da lagarta-do-cartucho “autolimitadas” para encontrar e acasalar com as fêmeas. 

O resultado desse acasalamento não produz descendentes fêmeas na geração seguinte, o que significa menos lagartas e menos mariposas fêmeas poedeiras. “A liberação dessas mariposas machos autolimitadas também deve oferecer proteção ativa às plantações biotecnológicas e outras ferramentas contra as lagartas da lagarta-do-cartucho, o que significa que essas medidas de proteção permanecem eficazes por mais tempo”, disse Gray Frandsen, CEO da Oxitec.

“A lagarta-do-cartucho Oxitec Friendly ™ é uma ferramenta de controle segura, não tóxica e específica da espécie que não tem impacto sobre espécies benéficas como abelhas, borboletas e é autolimitante no meio ambiente. Esta colaboração representa nosso esforço coletivo para desenvolver tecnologias seguras, sustentáveis e altamente eficazes para reforçar a capacidade dos agricultores de controlar essas pragas devastadoras”, afirma Frandsen.

De acordo com ele, a tecnologia Friendly ™ da Oxitec foi testada com sucesso em todo o mundo em vários ensaios de insetos como o mosquito Aedes aegypti, a mosca da fruta do Mediterrâneo e a traça-das-crucíferas e “se provou segura, eficaz e autolimitada”. “O programa de pesquisa da lagarta-do-cartucho opera sob protocolos de administração responsável e sob a observação e aprovação das agências reguladoras do Brasil”, acrescenta.

“O trabalho está sendo conduzido por uma equipe internacional de cientistas apaixonados na Europa, Brasil e Estados Unidos. A tecnologia da Oxitec representa uma oportunidade para darmos um grande salto em como podemos manejar a lagarta-do-cartucho e outras pragas agrícolas, e a colaboração permitiu que nossa equipe de inovadores de classe mundial trabalhasse com as equipes de pesquisa e desenvolvimento líderes da indústria da Bayer. Estamos orgulhosos dessa colaboração e acreditamos que ela representa o tipo de parceria dinâmica que pode avançar a missão de nossa empresa de proteger vidas e meios de subsistência de insetos que transmitem doenças e destroem plantações”, conclui o CEO da Oxitec.

Bob Reiter, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Bayer, acrescenta: “A colaboração entre a Bayer e a Oxitec no desenvolvimento de uma lagarta-do-cartucho 'amigável' explora uma nova abordagem promissora para apoiar o manejo integrado de pragas, ajudando os agricultores a controlar pragas destrutivas em um maneira mais sustentável, reduzindo a necessidade de outros insumos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.