CI

Lançada 1ª mistura quádrupla de Baculovírus contra lagartas

“Essa tecnologia oferece mais tranquilidade no manejo"


A primeira mistura quádrupla de Baculovírus para o controle de lagartas já está disponível no Brasil e no mundo. De acordo com a AgBiTech, responsável pelo produto, o Surtivo Plus® será lançado já na próxima safra, ficando especificamente em lagartas-pragas das principais culturas agrícolas. 

Segundo a presidente global de Pesquisa & Desenvolvimento da AgBiTech, Paula Marçon, o registro de comercialização do novo produto no Brasil foi concedido em tempo recorde pelos órgãos reguladores. Ela explica que o novo produto consegue controlar a Helicoverpa armigera, Chrysodeixis includens (falsa-medideira) e principalmente o complexo de Spodoptera, que a cada safra se mostra mais resistente ao controle químico, que causam muitos prejuízos em culturas como soja e algodão. 

Para o pesquisador da Fundação Chapadão (MT), Germison Tomquelski, o número de aplicações de lagarticidas aumenta safra após safra. “Nas áreas em que o baculovírus foi aplicado isoladamente, proporcionou resultados similares aos obtidos com inseticidas químicos. Os benefícios mais evidentes foram em termos de produtividade e redução de custos”, ressalta o especialista. 

“Nas pesquisas em que ocorreu aplicação de baculovírus associado a inseticidas químicos, a produtividade chegou a 80 sacas por hectare”, revela o pesquisador. Para ele, os baculovírus serão os protetores dos inseticidas químicos. “Essa tecnologia oferece mais tranquilidade no manejo de lagartas e se integra efetivamente aos diversos sistemas de produção, com custos bastante competitivos”, conclui Tomquelski. 

Outra inovação trazida pela empresa, acrescenta ele, foi o desenvolvimento de tecnologias de ponta para coleta de dados. “Construímos um portfólio flexível e desenvolvemos uma equipe agronômica altamente capacitada, presente no campo, perto do produtor. Nos posicionamos para atender ao agricultor no monitoramento de lavouras, na identificação de espécies de lagartas e na determinação de momentos críticos para aplicações de baculovírus, por exemplo”, finaliza o diretor geral da AgBiTech na América Latina, Adriano Vilas Boas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.