Programa testa segurança e resistência dos EPIs
CME MILHO (SET/20) US$ 3,250 (3,31%)
| Dólar (compra) R$ 5,37 (-1,57%)

Imagem: Marcel Oliveira

PROTEÇÃO

Programa testa segurança e resistência dos EPIs

Testes serão realizados pelo IAC-Quepia e pela Syngenta
Por: -Leonardo Gottems
121 acessos

O Programa Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) está conduzindo uma iniciativa junto com a Syngenta Proteção de Cultivos para testar a segurança e a resistência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados na agricultura. De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do IAC-Quepia, envolvem três tipos de vestimentas protetivas, todas recomendadas por fabricantes associados ao IAC-Quepia. 

Conforme Ramos, o ensaio com a Syngenta tem como base a Norma Reguladora NR 31.8, que obriga ao empregador fornecer EPI higienizado ao trabalhador, e proíbe a este transportar o equipamento protetivo para casa, após utilizado. “Tal diretriz, por vezes, leva pesquisadores e companhias a demandar EPI alugados de lavanderias. Estas empresas, em geral, se responsabilizam pelo recolhimento de peças ditas ‘contaminadas’, pela lavagem das mesmas e sua imediata troca por outras vestimentas, supostamente prontas para uso”, explica Ramos. 

Isso porque, eles passarão os trajes por duas lavagens em lavanderias industriais e depois prometem trazer à luz dados seguros para subsidiar a formulação de uma política de recomendação e utilização de EPI agrícolas, ação que beneficiará a segurança de pesquisadores e trabalhadores. “Sabemos, por exemplo, que lavanderias industriais ‘tratam’ vestimentas com hidrorrepelente, visando a prolongar a vida útil dos equipamentos. Hoje não há dados seguros capazes de sustentar a eficácia desta medida”, continua Ramos. 

Liderado pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, o IAC-Quepia completou 14 anos em 2020. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink