CI

RS alerta contra ampolas-de-erva-mate

Falta de água e adubação excessiva favoreceram o surgimento da praga


Foto: Marcel Oliveira

Os ervais do Rio Grande do Sul tiveram prejuízos superiores a 50%, no polo Alto Taquari, região que produz a maior parte da erva-mate do Estado, em função da ampola-da-erva-mate (Gyropsylla spegazziana).

A praga é um psilideo que causa grandes danos na cultura. Tem 2 mm de comprimento e coloração verde-amarelada. Os insetos adultos sugam a seiva dos ramos e suas formas jovens vivem no interior das brotações novas fechadas (ampolas). Este inseto é específico da erva-mate e é encontrado tanto em viveiros de produção de mudas, como em ervais nativos e implantados. Ocorre com maior intensidade entre os meses de setembro e novembro.

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar Cezar Burille há a necessidade de orientar os produtores sobre o manejo dos ervais para evitar a ocorrência da praga. “Tiveram diversos pequenos veranicos e infestação de ampola muito grande. Como são as folhas que caem, tivemos queda de qualidade também. O problema foi de uma gravidade considerável e não temos produtos registrados para aplicação contra este tipo de praga”, alertou.

O presidente do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate-RS), Alvaro Pompermayer, avaliou que condições como seca, falta de água e adubação excessiva favoreceram o surgimento da praga e que deve haver um esforço no sentido de buscar uma solução. “Precisamos de pesquisas nas universidades para contornar este problema”, destacou.

O coordenador técnico do Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-mate (PGMate), Ilvandro Barreto de Melo, sugeriu que a Secretaria da Agricultura elabore uma campanha de conscientização sobre o manejo adequado dos ervais para setembro ou outubro, quando começam novamente as condições ideais de infestação da ampola. “Precisamos orientar os produtores sobre um manejo diferente nos ervais, de maneira a amenizar o problema. É uma forma de, momentaneamente, conter o agravamento do ataque da ampola e o aumento dos prejuízos”, completou. 

A colheita se iniciou esta semana, em Ilópolis, e a cadeia produtiva da erva-mate tem como expectativa para esta safra que se mantenha a alta no consumo e nas exportações em relação ao período pré-pandemia – o consumo aumentou 20% e as exportações, 40%. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.