CI

Soja: Boa nutrição mitiga efeitos negativos do glifosato

“Com o glifosato, os agricultores passaram a manejar ervas daninhas com mais eficiência"


Uma nutrição eficiente pode ser a alternativa correta para mitigar os efeitos negativos do herbicida glifosato nas lavouras de soja, segundo o que informou o diretor técnico da Brandt do Brasil Samuel Guerreiro. De acordo com ele, as aplicações em excesso desse produto, que consegue combater as pragas mais severas, podem causar estresse nas lavouras, como a de soja, gerando impacto produtivo. 

“Com o glifosato, os agricultores passaram a manejar ervas daninhas com mais eficiência, mantendo a soja com menor mato-competição e, consequentemente, obtendo maior produtividade. Isso acontece porque a molécula do glifosato tem alta afinidade por cargas livres e acaba sequestrando alguns elementos da planta, impactando, em alguns casos, de forma negativa a eficiência nutricional, por exemplo, da soja”, explica o diretor, que também é engenheiro agrônomo, salientando que a aplicação interfere em determinas processos metabólicos da vegetação.  

No caso do cultivo de soja, estudos científicos indicam que, em certas condições, o estresse causado pelo glifosato causa redução de massa seca e nódulos nas raízes e, ainda, provoca queda da produtividade. “Isso pode ocorrer devido ao aumento de AMPA nas folhas ou pela alta afinidade por cargas do glifosato na planta”, detalha 

A primeira delas foi a aplicação de manganês, elemento químico que têm alta afinidade com a molécula do glifosato e está presente em diversas soluções do mercado. “Hoje em dia, já temos produtos ainda mais inovadores, que além de entregar outros nutrientes importantes as plantas, como zinco, boro e enxofre, contam com tecnologia única, que atua diretamente na fisiologia da planta, mitigando esse estresse causado por defensivos agrícolas”, conclui Samuel Guerreiro. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.