O conteúdo solicitado não foi encontrado

Parlatoria

Cochonilha (Parlatoria pergandii)

Culturas Afetadas: Citros

É uma praga que ocorre principalmente em troncos, hastes mais grossas e raízes, raramente ocorre nas folhas, podendo ser encontrada a uma profundidade de até 80 cm.

Danos - Este inseto causa dano às plantas devido à sucção da seiva e à introdução na planta, de toxinas que prejudicam o seu desenvolvimento e propiciam o aparecimento de galhos secos, diminuição da área foliar, manchas e até queda dos frutos, que contribuem para uma queda de produtividade e depreciação do fruto para a comercialização. As plantas novas, atacadas por esses insetos, apresentam o tronco levemente esbranquiçado e nas velhas.

Controle - O aparecimento de resistência aos agrotóxicos, nessa praga, é um fator que deve ser levado em conta quando se pulveriza os mesmos produtos com alta freqüência. Além disto, os insetos geralmente encontram-se encobertos por musgos e outros fatores, o que dificulta as formas de controle. Estes fatores devem ser removidos para expor o inseto, podendo ser feito por lavagem em alta pressão, o que aumenta a vulnerabilidade da cochonilha aos insetos predadores e aos fungos entomopatogênicos. Com isso o controle físico colabora com a ação do controle biológico, sendo um método perfeitamente adequado a qualquer programa de controle que vise o equilíbrio e a preservação do meio ambiente.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente