Podridão do fruto (Phytophthora nicotianae var. nicotianae)

Podridão do fruto

(Phytophthora nicotianae var. nicotianae)

Culturas Afetadas: Figo, Guaraná, Maracujá

Phytophthora nicotianae var. nicotianae é um dos fungos de pouca importância econômica. Possui vasta distribuição, ocorrendo principalmente nas regiões tropicais em várias culturas, entre as quais, fumo, tomate, mamona, berinjela, guaraná, coentro e araçá boi.

P. nicotianae var. nicotianae tem como principal hospedeiro o fumo, no qual causa a "canela preta", sendo reportado como a principal doença do fumo nas Ilhas Maurício.

Danos: Este fungo foi relatado causando podridão em frutos.

Controle: As medidas de controle para as espécies do gênero Phytophthora estendem-se para o controle de P. nicotianae var. nicotinana. Evitar áreas sujeitas a períodos prolongados de alta umidade, realizar um manejo adequado da irrigação de forma a diminuir o molhamento foliar e evitar o acúmulo de água, eliminar hospedeiras alternativas próximas ao campo de produção e conceder maior espaçamento entre plantas. O sistema de poda mais severa, se comparado ao realizado em outros países, e a aplicação sistemática de calda bordalesa, adotado pelos ficicultores brasileiros, têm inibido o aumento do inóculo.

Recomenda-se a utiliza-se a aplicação preventiva de fungicidas cúpricos, registrados para a cultura.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente