CI

Lula pede pressão para abertura agrícola dos EUA e União Européia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem (01-06) aos Estados Unidos e à União Européia (UE) que acelerem a abertura de mercados, principalmente agrícolas, e insistiu junto aos países em desenvolvimento que pressionem os países ricos para que ponham fim a seu protecionismo. ''A questão das tarifas, dos produtos agrícolas, principalmente na União Européia e nos Estados Unidos, tem de avançar. Não acho que seja fácil, mas há uma sensibilidade quanto ao fato de que devem ser feitas mudanças para que as oportunidades sejam mais iguais e para que uma relação comercial se democratize mais'', declarou Lula depois da cúpula do G8 com os 11 países em desenvolvimento.

O presidente brasileiro pediu aos países pobres que pressionem os países ricos a pôr um fim às medidas protecionistas, mas também defendeu ''um maior comércio entre os países em vias de desenvolvimento'', para que os mesmos não fiquem tão dependente dos países industrializados. Lula declarou que ''os primeiros sinais concretos de mudança já foram dados na OMC (Organização Mundial de Comércio)'', onde atualmente se negocia um acordo de liberalização comercial internacional, e disse que prevê ''mudanças substanciais quanto à questão dos subsídios agrícolas'' na próxima reunião ministerial da organização em Cancun (México), em setembro próximo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.