CI

São Paulo vai produzir tangerina sem semente


O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai implantar, na região de Capão Bonito, um projeto para o cultivo de tangerina sem sementes, variedade que atrai mercados da Europa e dos Estados Unidos. O trabalho é inédito no Estado de São Paulo e destina-se a aumentar a exportação de tangerinas por meio de variedades que agradam mercados mais exigentes.

O Brasil é líder mundial em produção de laranja e exportação de suco concentrado, mas quando o negócio é fruta fresca o país não tem grande expressão. Dentre os motivos para a pequena fatia nesse mercado está a produção de frutas com grande número de sementes e de qualidade inadequada.

Uma pesquisa do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros do IAC pretende mudar esse cenário ao disponibilizar aos produtores de citros materiais e tecnologia para produzir frutos desejados por consumidores exigentes. Com isso, o Brasil vai começar a produzir tangerina sem sementes.

A apresentação desse projeto será feita no III Dia de Campo de Tangerina, no próximo dia 12 de junho, das 9h às 16h, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista, em Capão Bonito.

Para iniciar o trabalho foram escolhidas quatro variedades sem sementes, com período de colheita de março a outubro, que serão cultivadas por quatro produtores com propriedades nos municípios de Angatuba, São Miguel Arcanjo, Taquarivaí e Capão Bonito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.