CI

Estimativa do IBGE mostra avanço de produção para milho safrinha e sorgo


O plantio de milho safrinha para este ano mostra alta de 7,35%, segundo o IBGE. O Estados responsáveis por esse ganho foram o Mato Grosso do Sul (19%), Mato Grosso (16%) e Goiás (8%). A estimativa de produção do cereal no país é da ordem de 9,4 milhões de toneladas para a segunda safra, superior em 53% em relação à safra colhida no ano passado, de 6,2 milhões de toneladas. Excetuando-se os Estados de Minas Gerais e Goiás, que não apresentam expansão do cultivo desse produto, nos demais estados a perspectiva do milho para 2003 é bastante positiva: Paraná (crescimento de 114%), Mato Grosso do Sul (120%) e Mato Grosso (16%). Os preços vigentes no mercado do milho, tanto na primeira safra como nesta, vêm favorecendo o produto e, por isso, houve interesse dos produtores em plantá-lo neste ano.

Para a cultura do sorgo, a variação de 14% na estimativa de abril sobre a de março e o aumento de 54% em relação à produção de 2002, passando de 773.000 para 1,19 milhão de toneladas de grãos, devem acontecer porque o produto serve como substituto do milho na formulação das rações animais. O sorgo se assemelha ao milho mas apresenta algumas vantagens quando comparado a este produto, principalmente no segundo ciclo de plantio em decorrência de ser mais resistente à falta de chuva e apresentar custo de produção menor. Por isso, constitui boa opção para o cultivo de inverno, especialmente na região Centro-Oeste, onde se concentra 68% da produção nacional de grão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.