CI

Rio Grande do Sul busca elevar rendimento das lavouras de arroz


O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) lança no dia 14 um programa para ampliar em 20%, em média, a produtividade das lavouras do cereal no Estado num período de quatro anos, chegando a pelo menos 6 mil quilos por hectare. A idéia é elevar em 1 milhão de toneladas a safra gaúcha do produto na mesma área cultivada, que foi de 951 mil hectares em 2002/03.

O programa prevê a introdução de uma semente mutagênica resistente ao herbicida usado para controlar a praga do " arroz vermelho ". Diferente de uma semente transgênica, a variedade desenvolvida pela Basf é melhorada geneticamente pelo cruzamento natural de variedades. Entre as ações previstas está também a racionalização do uso da água nas lavouras irrigadas.

O Irga só falará a respeito do programa no dia do lançamento. O plano inclui a distribuição de 1,9 mil sacas de sementes, multiplicadas inicialmente no Maranhão, para o próximo plantio que começa em setembro na fronteira oeste do estado.

Na safra 2002/03, o excesso de chuva no plantio e as baixas temperaturas em fevereiro e março, período de maturação das plantas, provocaram uma queda de 14,2% na produção em relação ao ano anterior. Foram 4,7 milhões de toneladas, segundo o Irga, autarquia ligada à Secretaria da Agricultura do Estado. No mesmo período, o rendimento diminuiu 13,5%, para 4.942 quilos por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.