CI

Chapada no RS inicia colheita de laranja da safra 2003



O município de Chapada, no Alto Uruguai, região Norte do RS, deu início à colheita da laranja. A estimativa é que a produção do citro repita a de 2002, quando o município produziu 700 toneladas, em 90 hectares distribuídos em 80 pequenas propriedades rurais. De acordo com o coordenador do Departamento Técnico da Secretaria da Agricultura da prefeitura, Nelson Steffens, a safra se intensificará nesta semana, quando mais da metade dos pomares estará pronta para a colheita, prevista para ser encerrada dentro de um mês. Segundo Steffens, 65% da lavoura está sendo comercializada com indústrias de sucos de Bento Gonçalves. 'O restante será destinado para o mercado consumidor de municípios da região de Chapada.'

Na avaliação do coordenador técnico, para o pequeno produtor, a citricultura é uma boa alternativa de renda, pois, em um hectare de pomar, o lucro equivale à produção de 45 sacas de soja. 'Como a retirada da fruta é feita com mão-de-obra familiar, os ganhos acabam sendo mais compensadores', garante. Chapada teve os primeiros pomares de laranjas formados há 12 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.