CI

Técnicos da Missão russa começam inspeção pelo RS para vistoriar frigoríficos


Técnicos do Ministério da Agricultura da Rússia dão início hoje à inspeção em entrepostos frigoríficos e matadouros de bovinos e suínos em 11 estados com o objetivo de renovar habilitações e ampliar o número de indústrias credenciadas à exportação. Até o início de agosto, segundo o Mapa, deverão ser vistoriados trinta estabelecimentos - metade dos existentes no país. A Rússia é o principal mercado para a carne suína brasileira. Entre janeiro e maio, segundo o presidente da ABCS, Adão Braun, as exportações para os russos atingiram 115,8 mil toneladas, 60% do total no período.

No RS, o roteiro do setor suíno prevê vistorias em quatro indústrias que buscam habilitação e três já licenciadas. A última inspeção foi em 2000. O diretor do Sips, Rogério Kerber, confia na ampliação das empresas autorizadas, sete no Estado. Para o chefe de Inspeção de Produção Animal da DFA, Ivo Armando da Costa - que acompanha o grupo - não haverá entraves. Serão verificados os controles de abate, instalações e equipamentos.

Hoje, a comitiva visitará a Cooperativa Regional Castilhense de Carnes e Derivados, em Julio de Castilhos, que visa confirmar sua habilitação; a Sadia, em Três Passos, a ser reauditada dia 17; e a Cooperativa Aurora, de Sarandi, em reavaliação dia 16. São candidatas à habilitação Cotrijuí, de São Luiz Gonzaga, que recebe a missão amanhã; Perdigão, de Marau, na segunda-feira, mesma data do Frigorífico Rizzi, em Mato Castelhano.

O Frigorífico Mabela, de Frederico Westphalen, será auditado dia 16. Entre os dias 17 e 30, a missão estará em Santa Catarina e Goiás, retornando ao Estado de 31 de julho a 1º de agosto para reauditar o entreposto frigorífico da Conab em Canoas e avaliar pedidos de licença para armazenagem a frio da Standart Logística, de Esteio, e Cesa, de Caxias e Capão do Leão. No setor bovino, serão visitados dias 28 e 29 o Extremo Sul, de Capão do Leão; Mercosul, de Bagé; e BE, de Hulha Negra, porém sendo composto por outro grupo técnico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.