CI

Exportação de suco aumenta 4,5%


Receita é estimada em US$ 1,2 bilhão para período 2002/03, um aumento de 9%. As vendas externas de suco de laranja congelado e concentrado se situaram em 1,1 milhão de toneladas na safra 2002/03, um aumento de 4,5% sobre as exportações do período anterior. As vendas renderam à indústria uma receita de US$ 1,2 bilhão, alta de 9% sobre as vendas do período anterior. "O desempenho se situa nos patamares projetados no início do período", diz Ademerval Garcia, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus). No período, a safra brasileira de laranja está estimada em 361 milhões de caixas de 40,8 quilos, volume dos quais 280 milhões de caixas foram processadas pela indústria de suco de laranja.

Para a safra atual (2003/04) as projeções da Abecitrus indicam um volume de exportações semelhante aos embarques da safra passada. "Vamos entrar pelo terceiro ano num ritmo estável de exportações na casa de 1 milhão de toneladas", diz o executivo. De acordo com ele, a produção de suco de laranja está estimada 950 mil toneladas na safra 2003/04, que deverá se situar em 280 milhões de caixas de 40,8 quilos segundo levantamento preeliminar da Abecitrus.

Já o levantamento do Instituto de Economia Agrícola prevê queda de 7,2% na safra de laranja no ano agrícola 2002/03, para 335,6 milhões de caixas, em relação à safra anterior, de 361,7 milhões de caixas. As causas apontadas pelo instituto são a estiagem nas principais regiões produtoras do estado, ao longo do segundo semestre de 2002, e as altas temperaturas durante o mês de dezembro, que prejudicaram as floradas. A área plantada, ainda segundo o IEA, teve redução de 1,2%, para 653,26 mil hectares.

mercado internacional

O Brasil ingressou na safra 2002/03 com estoques de cerca de 200 mil toneladas, dos quais 100 mil toneladas devem se utilizados para complementar as vendas externas, e o restante será preservado em silos, para a próxima safra. "É estratégica a entrada no próximo período com algum volume estocado", diz. Como as projeções iniciais indicam processamento de 230 milhões de caixas de 40,8 quilos é preocupante a situação projetada para as vendas externas de 2004/05. "Vamos ingressar no período com estoques menores. É provável, portanto, que haja queda das exportações. No entanto, ainda é muito cedo para saber em que volume", diz.

Na bolsa de Nova York, os contratos futuros do suco de laranja congelado e concentrado para entrega em novembro foram negociados a 83,35 centavos de dólar por libra-peso, em queda de 0,4% sobre o fechamento anterior. As quedas foram pressionadas pelo intenso movimento de vendas especulativas por parte dos fundos, em resposta às previsões climáticas favoráveis ao desempenho da safra da Flórida, nos Estados Unidos. Em São Paulo os pomares também se desenvolvem adequadamente. Nos últimos trinta dias, os preços futuros do suco de laranja acumularam queda de 3,4% na bolsa norte-americana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.