CI

Feijão tem selo de garantia de origem


Outro projeto de destaque é desenvolvido entre os produtores de feijão. Este ano, foi colhida a primeira safra de feijão rastreado, negociada há quase dois meses com uma grande rede de supermercado de Londrina, com o selo de Garantia de Origem (GO).

O projeto tem mais um parceiro, a empresa Syngenta de insumos agrícolas, responsável pela fornecimento de sementes classificadas e agroquímicos registrados. O agrônomo da Emater Wagner Mattos Cardoso, explica que o selo GO garante produtos de qualidade e sem resíduos de agrotóxicos.

Isso não significa que não sejam usados venenos nas lavouras, mas que os produtos são de baixa toxicidade além do respeito aos períodos de carência. Outra exigência do selo GO, é a garantia de respeito ao meio ambiente e a inexistência de trabalho infantil nas lavouras.

A comunidade administra 5 barracões com secadores de cereais. O empacotamento do grão, calcula o Wagner, permite um ganho 30% acima do valor pago por cerealistas.

O projeto do feijão ainda está em fase de experiência. Participam 40 produtores de três bairros diferentes divididos em unidades demonstrativas. Quatro produtores foram escolhidos para o projeto piloto, mas alguns problemas na condução das lavouras permitiu que apenas um deles, Paulo Roberto Campos, entregasse o feijão no tempo correto.

Paulo tem uma propriedade de 3 alqueires e arrenda mais 40 alqueires.Ele conta que há dois anos faz o cultivo rastreado do grão. O aumento no custo do produção segundo ele é muito pequeno e é compensado pela economia feita com o empacotamento. A experiência para ele trouxe outras surpresas, pois acostumado com a exigência de fórmulas químicas fortes, como os inseticidas organofosforados, não acreditava que o feijão se desenvolvesse à base de produtos seguros. ''O rendimento foi igual ao do plantio convencional'', comemora.

A associação, segundo Wagner ainda não estruturou o contrato de venda do feijão. ''Precisamos ampliar a discussão'', admite. Eles pretendem aumentar os postos de venda do feijão para não ficar na dependência de uma única empresa. Para garantir o fornecimento do produto o ano todo, o grupo prentende a expansão do projeto para outras cidades do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.