CI

Governador de SC quer levar energia elétrica a todo domicílio rural


O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e o presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Carlos Schneider, lançaram um programa para zerar o número de domicílios rurais sem energia elétrica no estado, o "Luz no Campo". O investimento será de R$ 107 milhões para atender 19 mil famílias - numa extensão de 7,5 mil quilômetros. Do total, 1.800 imóveis beneficiados estão na região serrana, numa área de 800 quilômetros.

Os primeiros agricultores atendidos serão do município de Cerro Negro, também no Planalto Serrano, que tem o mais baixo índice de desenvolvimento humano e social de Santa Catarina.

O programa vai gerar 1.800 empregos e a Celesc terá três anos para finalizar a implantação das linhas. Em 18 meses, 50% das residências rurais na área de concessão da empresa já deverão estar providas de luz. Com a iniciativa, disse Luiz Henrique, o governo pretende criar condições para a implantação de novas indústrias, especialmente na região serrana, a mais pobre do Estado. "Nos anos 60, Lages era a nossa maior cidade, seguida de Florianópolis e Joinville." O que se viu nos 40 anos seguintes, acrescentou, foi o surgimento de um forte movimento migratório em direção ao litoral gerado por "um governo ausente, ineficaz e inacessível até o ano passado". O Luz no Campo, afirmou, "tem como um dos objetivos conter este êxodo rural".

Os investimentos serão custeados com recursos do governo federal (30%), estadual (30%) e Celesc (40%). Na área de concessão da empresa, responsável pelo atendimento de 257 municípios catarinenses e o município de Rio Negro, no Paraná, serão construídos 7.500 km de redes rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.