CI

Vale do Rio Doce inaugura hoje dois silos no Terminal de Grãos de Tubarão (ES)


A Cia. Vale do Rio Doce inaugura hoje (26-08) mais dois silos no Terminal de Grãos de Tubarão, no Espírito Santo, um da própria Vale e outro da Bunge, multinacional da área de grãos. Os dois silos, incluídos os seus sistemas de carga e descarga, custaram cerca de R$ 24 milhões. A Vale tem projeto para, nos próximos meses, construir a nona unidade. Agora são oito unidades, com capacidade estática para armazenar cerca de 450 mil toneladas.

O Terminal de Grãos faz parte do Terminal de Produtos Diversos - porto de três berços especializados em cargas gerais, entre as quais soja em grão e farelo, fertilizantes, clínquer, contêineres e combustíveis. No ano passado, o terminal embarcou 2,913 milhões de toneladas de soja (em grão e/ou farelo), correspondentes a 13% do volume de soja vendido pelo Brasil naquele ano, algo em torno de 28,7 milhões de toneladas.

O terminal de grãos foi concebido no início da década passada, resultado de bem-sucedido embarque experimental de 13 mil toneladas de farelo da Ceval diretamente dos vagões para o porão do navio, com uso do sistema de carga de minério do píer I de Tubarão. O terminal faz parte da logística da Vale que, no sistema sul (Minas e Espírito Santo), conta com 9,3 mil quilômetros de ferrovias (Vitória a Minas e Centro-Atlântica), vários portos (Praia Mole, Tubarão, TPD, TVV, Paul e Ubu), além de múltiplos terminais de cargas, armazéns e pátios. Desde 1998 o terminal de grãos opera um berço exclusivo para farelo e grãos, com capacidade para embarcar o total de mais de 5 milhões de toneladas de cereais por ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.