CI

Uso da internet no campo cresce 119%


O produtor rural brasileiro descobriu que a internet pode facilitar seu trabalho. É o que aponta pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola). No Estado de São Paulo, em 8,5% das propriedades rurais os responsáveis declararam fazer uso dessa tecnologia no seu trabalho.

No primeiro levantamento, em novembro de 2000, agricultores de 10.806 UPAs (Unidades de Produção Agropecuária, o equivalente a uma propriedade rural) declararam fazer uso da internet, o que, na época, representava 3,9% do total. Esse número passou para 23.669 UPAs em junho do ano passado, um salto de 119%.

A pesquisa é feita com base em uma amostra, junto com o levantamento de previsão de safra do IEA. Embora o número de usuários da rede tenha crescido, diz Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco, pesquisadora responsável pelo estudo, o número de computadores permaneceu praticamente o mesmo. Isso indica, afirma, que o produtor provavelmente já possuía o equipamento, mas não acessava a internet.

Embora o estudo não dê respostas para a causa do aumento, a pesquisadora arrisca: "A procura seria por causa da competitividade. As pessoas estão buscando mais notícias do mercado agrícola e por cotações de preços". Uma das principais reclamações dos produtores, segundo a pesquisadora, é a falta de infra-estrutura no setor de telefonia no campo e o alto custo das ligações telefônicas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.