CI

Soja norte-americana será liberada na China


A China prometeu atender às preocupações dos Estados Unidos quanto às remessas bloqueadas de soja, roubo de propriedade intelectual e falta de acesso ao seu setor de serviços financeiros, disse o secretário do Tesouro, John Snow.

Ele encontrou-se com o premiê Wen Jiabao no complexo do Partido Comunista, em Pequim. No seu segundo dia na capital chinesa, Snow expressou confiança de que ele e Clark Randt, o embaixador norte-americano na China, fizeram progresso para encerrar as disputas que atormentaram os agricultores norte-americanos, instituições de Wall Street e companhias como a Cisco Systems, que querem que o governo Bush ajude a abrir os mercados da China. Wen Jiabao mostrou-se condescendente com os pedidos, disse Snow.

"Fiquei admirado como ele mostrou-se receptivo para a questão da soja, da propriedade intelectual e para o diálogo de alto nível e com seu entendimento da necessidade de implementar mais reformas no mercado de capital", disse Snow. A disposição da China de resolver os problemas foi um "distanciamento positivo do passado."

Em agosto, a agência de inspeção de qualidade da China vetou os novos pedidos de remessas de soja conduzidas pela Cargill, Louis Dreyfus, Bunge e outros traders internacionais. O veto é o mais recente em uma série de embaraços que começaram quando a China introduziu regras de segurança sobre safras transgênicas. "O premiê também disse, sabendo de nossa preocupação com a agricultura, que compreendiam nossas apreensões e estavam tomando medidas."

Altos funcionários e companhias norte-americanas criticaram a morosidade da China de aplicar as leis e regras que protegem propriedades intelectuais como patentes e direitos autorais. A China registra um dos índices mais elevados de roubo de propriedade intelectual no mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.