CI

RS conclui hoje abate de suínos com Aujeszky


A Secretaria da Agricultura do RS confirmou ontem dois focos de mal de Aujeszky em Aratiba, na região de Erechim. O resultado dos exames laboratoriais confirmaram o diagnóstico clínico em 29 de agosto. A doença foi detectada em seis animais. A previsão da SAA é que encerre-se hoje o abate sanitário de todos os 3,5 mil suínos das duas propriedades, que já foram interditadas.

A diretora do Departamento de Produção Animal, Hildara Vargas, garante que a operação é de rotina. 'Não há motivo para alarde.' Está proibida por seis meses a exportação para a Rússia de suínos abatidos no município. A restrição comercial não afetará as exportações gaúchas. O diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Carne Suína do RS (Sips), Rogério Kerber lembra que a alteração do acordo sanitário entre Brasil e Rússia feita recentemente só veta ingresso de carne suína proveniente de município com foco. 'A doença só tem reflexo no desempenho reprodutivo do plantel.'

A SAA enviou técnicos ao município onde o trânsito de animais está proibido num raio de cinco quilômetros. Foram interditadas ainda todas as propriedades nesse raio. Os técnicos estão identificando e visitando todas as propriedades nesse área. Segundo Hildara, a partir de amanhã será feita sorologia em animais de 110 propriedades num raio de 10km dos focos. Também foram montadas duas barreiras estratégicas na entrada de Aratiba para controle e desinfecção. Após essas ações, haverá vazio sanitário e demais procedimentos determinados pela OIE. Este é o segundo caso da doença no RS. O primeiro, já controlado, foi em Pinheirinho do Vale.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.