CI

Colheita de trigo no Rio Grande do Sul deve atingir 2,1 milhões de toneladas

A colheita de trigo da safra de inverno 2003, no Rio Grande do Sul, deve ser superior a 2,1 milhões de toneladas, um volume recorde. O dado é do levantamento final sobre a área cultivada com o cereal no Estado, concluído na semana passada pela Emater/RS, que indica uma área de 1.057.333 hectares, mantendo a produtividade de 1.989 quilos por hectare.

As principais regiões produtoras são o Alto Jacuí e o Noroeste, com área total de 326.280 hectares (30,86%). A cultura está 60% em estágio de perfilhamento, 30% em floração e 10% em enchimento de grãos. Os técnicos da Emater/RS avaliam que os próximos 30 dias são os mais críticos para a cultura devido aos prejuízos que a ocorrência de geadas pode provocar.

O levantamento semanal da Emater/RS também traz prognósticos para a cultura do milho na safra de verão 2003/2004. Os técnicos traçam três cenários para a cultura. O primeiro deles com uma redução de área de, aproximadamente, 5% em relação à safra passada, o que projetaria 1,32 milhão de hectares. Neste caso, a produção poderia ser de 3,578 milhões de toneladas se tivermos diminuição de rendimento e estiagem nos meses de dezembro a janeiro.

O segundo cenário prevê a manutenção da área do ano passado, mantendo as médias de produtividade, o que permitiria colher 4,707 milhões de toneladas de milho. Já o terceiro cenário, que é o mais provável no entendimento dos técnicos da Emater/RS, trabalha com a redução de área de 5%, com produtividade média dos últimos três anos (3.389 kg/ha) e produção de 4,473 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.