CI

Secretário-executivo do Mapa anuncia que Brasil é área livre de newcastle


O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, anunciou que o Brasil está declarando o sistema industrial de aves de nove estados (SP, MG, GO, DF, MT, MS, PR, SC E RS) como áreas livres de newcastle, doença de origem viral considerada a principal barreira às exportações de carnes de aves. Estes estados respondem por 100% das exportações e 80% da produção. “A importância do newcastle para as aves do ponto de vista mercadológico é a mesma da aftosa para bovinos”, informou o secretário. O Ministério da Agricultura vai comunicar o reconhecimento à OIE e aos parceiros comerciais. Dimarzio explicou que a declaração ocorreu a partir de comprovação científica. “Há seis anos o Brasil não detecta a doença de newcastle em seu sistema industrial”.

Numa segunda fase, o Ministério da Agricultura vai trabalhar na manutenção desse status e também na ampliação da vigilância ativa, monitorando a movimentação de aves migratórias em mais quatro estados do Nordeste. “O Brasil é o segundo maior exportador mundial de carnes de aves. Com a declaração de que o sistema industrial está livre da doença, podemos ampliar as vendas para mercados consumidores importantes, como Estados Unidos, Canadá e, principalmente, os países asiáticos”, observou Dimarzio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.