CI

Dourados: funcionários de supermercados recebem treinamento em Embutidos a partir de segunda


Dourados recebe amanhã mais uma turma do treinamento em Embutidos de Carne Bovina, entre os dias 1º e 5 de setembro, no supermercado Max Bom. A promoção é da Cadeia Produtiva da Carne de Mato Grosso do Sul, programa coordenado pelo Sebrae/MS.

Para o instrutor José Roberto Alves, o principal objetivo é esclarecer e alertar sobre a utilização de aditivos químicos. “O uso do sal de cura, que contém nitrito e nitrato de sódio, precisa ser racionalizado para não prejudicar a saúde do consumidor, o uso irracional pode até causar câncer”, afirma. Ele também diz que uma das formas de melhorar a situação seria controlar a venda da química, com comercialização somente para estabelecimentos credenciados, que poderiam ser inspecionados por técnicos do governo, da Cadeia da Carne, do Senai e do Senar, entre outros. A responsabilidade técnica deste treinamento é do Senai Dourados.

Uma característica comum deste treinamento em todos as localidades em que foi aplicado, é reunir profissionais com muita experiência e outros mais jovens. Para Argil Goulart Filho, açougueiro há 25 anos, no município de Cassilândia, o que muda agora não é exatamente a técnica e sim o processo. “Antes nós utilizávamos os produtos de acordo com que considerávamos correto, não havia medidas e os cuidados com a higiene eram poucos. Isso mudou, agora vou colocar em prática no açougue que trabalho. Estou contente por ter participado, está é a primeira vez que acontece um curso destes por aqui”, contou.

O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Senat, SIC, Sindicouro, Sicadems, Senar e UFMS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.