CI

Último dia para entrada de animais para a Expointer/RS


Bovinos rústicos poderão ingressar no parque até o domingo. Expointer 2003 será aberta amanhã.

Hoje é o último dia para o ingresso de animais a galpão no parque Assis Brasil, para a Expointer, que começa amanhã. Até as 21h de ontem, haviam chegado 2.566 exemplares, representando 41% dos 6.216 inscritos na exposição deste ano. A entrada dos rústicos prossegue até domingo. Foram inscritos 614 animais a campo. A quinta-feira registrou o maior movimento da semana no parque, dando trabalho aos veterinários do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura e aos auxiliares do plantão. O rigor sanitário não dispensou da inspeção nem mesmo os eqüinos que serão utilizados pelo policiamento montado.

As atenções especiais à tarde foram para o desembarque dos primeiros avestruzes. As sete aves vindas do Pampa Avestruz, de Glorinha, e da Agropecuária São Bernardo, de Palmares do Sul, desceram diretamente nos piquetes, para passar pelo exame clínico, no qual é observada especialmente a inexistência de fungos, piolhos ou sarna na pele e na plumagem.

A inspeção não ocorreu no desembarcadouro pela dificuldade de manejo, explica o veterinário Flávio Wender, do DPA. As aves em idade adulta pesam mais de 100 quilos e têm cerca de 2,7 metros de altura, lembra Jackson Susin, um dos proprietários. Mesmo encapuzados para facilitar o deslocamento, são necessários dois homens para colocar o avestruz no piquete. Os avestruzes mudaram de endereço no parque e tiveram espaço ampliado em relação ao ocupado próximo ao Pavilhão de Pequenos Animais durante a última Expoleite. Os cinco piquetes foram distribuídos em 300 metros quadrados, próximo ao desembarcadouro - uma área quatro vezes maior que a anterior.

Cada piquete abrigará dois casais e será reservado a um criatório. No local, também funcionará o estande da Associação de Criadores de Avestruz do RS, somando 800 metros quadrados. A expectativa é com o leilão, dia 2, que, além de verba do Banrisul, terá recursos do Sicredi. O convênio com o banco do sistema cooperativo prevê 24 meses para pagamento e juros de 1% mais CID. Um casal adulto custa em média R$ 15 mil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.