CI

Ocepar (PR) promove debate sobre mercado de carne bovina na quarta-feira

Identificar aspectos relacionados ao mercado da carne bovina, como referência para implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária de Corte.

Este é o objetivo central de um Seminário que acontece na quarta-feira (06-08) no auditório da Ocepar, em Curitiba, numa promoção conjunta da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-Pr), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pr), Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec-PR), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado do Paraná (Sindicarne-Pr) e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pr) e da Ocepar.

A produção de carne e leite no Paraná, embora tenha se destacado no cenário nacional e possua regiões com bons desempenhos técnicos, apresenta índices gerais baixos, em que pese existirem condições edafoclimáticas, genéticas e tecnológicas para se aumentar a produtividade, a renda das propriedades e a oferta destes produtos pelos produtores paranaenses.

Em função do grande avanço obtido pelo Paraná na sanidade agropecuária, crescem em nível nacional e internacional novas oportunidades de comércio para o produto paranaense. Assim como o leite e a carne produzidos de forma natural, produção a pasto, encontram no Paraná condições favoráveis para um amplo desenvolvimento.

No Paraná já estão acontecendo inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento da produção de corte e leite, que trabalhadas de forma integrada, teriam resultados maiores e mais abrangentes.

Por este motivo, que as entidades ligadas a cadeia produtiva vem propor uma soma de esforços entre todos os atores dos segmentos carne e leite do Estado, da iniciativa privada ou pública, em nível municipal, estadual ou nacional no sentido de se estabelecer uma ação estratégica integrada, que potencialize os esforços individuais e resulte em uma melhor organização das cadeias e em beneficio de todos.

Segundo Rubens Niederheitmann, coordenador do projeto, "a idéia é unir todos os parceiros envolvidos e consolidar o Estado do Paraná como um grande fornecedor de carnes e lácteos de qualidade e diferenciado, produzidos de maneira natural, com alimentação a base de pasto, visando o mercado interno e externo", lembrou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.