CI

Estoque de passagem de café pode ser o menor dos últimos 20 anos


A produção brasileira de café deve atingir 40 milhões de sacas na safra 2004/2005, ante as 28 milhões previstas para a safra 2003/2004 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), informou hoje o secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima. Com a nova expectativa de produção, afirmou o secretário, o estoque de passagem entre 2004 e 2005 deve somar apenas 5 milhões de sacas, o menor volume dos últimos 20 anos. “A redução da oferta sinalizará com melhoria de preços para exportação”, acrescentou.

Os números foram apresentados durante reunião com representantes de entidades do setor cafeeiro da Colômbia e de países produtores da América Central. Eles vieram ao Brasil para conhecer os mecanismos de apoio à comercialização de café lançados pelo governo federal, como os leilões de opção de venda e Empréstimos do Governo Federal (EGF). “Nossa intenção é dar a maior transparência possível aos países competidores acerca dos programas oficiais de apoio à cafeicultura brasileira”, observou Costa Lima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.