CI

Venda de sucos prontos cresce menos em 2003


O volume de vendas de sucos de frutas prontos para beber foi de quase 165 milhões de litros em 2002, o que representou um crescimento de 37% em relação ao ano de 2001, segundo o Instituto Nielsen. Apostando na praticidade e conveniência, os principais fabricantes estão investindo em novos sabores para aumentar sua participação no mercado.

No primeiro semestre deste ano, apesar de bem mais modestos, os números confirmam a tendência de crescimento. Entre janeiro a junho de 2003 houve um aumento nas vendas de 2,19% em relação ao mesmo período do ano passado.

A mexicana Sucos Del Valle, que chegou ao Brasil no fim de 1999 e tem fábrica em Americana, líder de mercado, investe agora no lançamento de produtos diferenciados como o suco pronto da linha de mix de frutas, com o sabor abacaxi com hortelã, que acaba de chegar às prateleiras dos supermercados.

Com isso a Del Valle espera atingir um crescimento de 20% este ano, que é ainda modesto se comparado ao obtido pela empresa nos últimos dois anos. O faturamento de 2002 foi 50% maior do que o de 2001, passando de R$ 102 milhões para R$ 153 milhões e o dobro do faturamento do ano 2000.

"Atribuímos este desempenho ao mercado que se apresenta como um grande nicho a ser explorado e à especialização da empresa que só se dedica a esse tipo de produto. Desta forma podemos ser pioneiros e inovar sempre", afirma o gerente de marketing da Sucos Del Valle, Marcelo Passafaro.

A intenção da marca líder, segundo Passafaro, é que a linha mix de frutas, criada em setembro de 2002 com o lançamento de outros 2 sabores, represente 6% do total de faturamento. "Atualmente representa 5%", revela. O restante da receita vem das linhas de frutas tradicionais, light e kids.

Estudo da Revista Supermercado Moderno feito nas grandes redes de supermercados mostra que o suco pronto substitui o suco concentrado, aquele que exige mistura com água e açúcar ou adoçante. Desde 1998 o mercado de sucos concentrados vem sofrendo queda de 4% nas vendas, enquanto as de sucos prontos cresceram 150%. O aumento nas vendas de refrigerantes também foi bem menos expressivo. Cresceu 17% nos últimos quatro anos.

A Parmalat, dona da marca Santal é a segunda colocada no segmento. A empresa atribui o sucesso das vendas de sucos prontos ao fato de os consumidores buscarem cada vez mais uma alimentação saudável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.