CI

Armazéns e Silos de Minas vai triplicar sua capacidade


A Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) terá sua capacidade de transbordo de produtos de agronegócios triplicada em quatro de suas unidades, localizadas nos municípios de Araguari, Uberaba e Uberlândia, cidades do Triângulo Mineiro e Patrocínio, no Alto Paranaíba. Atualmente estas estações operam, em conjunto, 583 mil toneladas, devendo chegar, a 1,8 milhão até o final de 2004.O investimento inicial está orçado em cerca de R$ 1milhão, viabilizado através de parceria entre a Casemg, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Transportes; a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA); a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A; e as prefeituras locais - conforme previsto no convênio assinado no último dia 11, em Uberaba.

Para lograr o objetivo, as unidades passarão por um amplo projeto de readequação e modernização das instalações, de forma a operarem com um mínimo de 40 vagões cada, conforme estabelecido pela FCA, o dobro do número atual disponível. Batizada de Projeto de Ampliação de Desvios Ferroviários, a iniciativa permitirá à Casemg, em alguns anos, capacidade instalada de transbordo nas quatro unidades de 2,6 milhões de t/ano.

Planejamento logístico

O novo projeto faz parte do planejamento logístico da companhia para atender ao aumento da demanda por armazenamento e transbordo no Estado, alavancada pelo crescimento da produção de grãos nas últimas safras, principalmente milho, soja, café e açúcar.

O Estado produz, aproximadamente, 11,2 milhões de toneladas de produtos agrícolas e agroindustriais por ano, sendo que a região compreendida pelo Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas - onde estão instaladas essas unidades da Casemg – é responsável por 90% da soja, 80% do açúcar, 50% do milho e 20% do café cultivados no Estado.

Com isso, a adequação das linhas férreas nesses municípios permitirá uma liderança das operações de transbordo, principalmente do complexo soja (soja grão e farelo de soja) para exportação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.