CI

Missão japonesa vistoria frigoríficos dos EUA


Uma delegação do governo japonês chegou aos Estados Unidos ontem à tarde para visitar os frigoríficos norte-americanos como medida complementar para os EUA garantirem ao Japão que as exportações de carne bovina do país estão livres da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), segundo informaram funcionários do governo dos EUA. A equipe japonesa será recebida por representantes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ao chegarem, devendo retornar ao Japão amanhã.

Fonte norte-americana disse que está agendada visita a dois frigoríficos de Minnesota para observar os padrões norte-americanos de fornecimento de alimentos para o programa de almoço escolar. "A carne que o USDA compra para o programa de almoço escolar tem de vir de frigoríficos inspecionados por órgãos federais", disse um representante da instituição. O USDA exige que os fornecedores privados do programa de almoço escolar ofereçam "produtos exclusivamente domésticos".

Embora o gado não tenha de ser nascido nos EUA, o Serviço de Comercialização Agrícola, uma divisão do USDA, exige que "os produtos domésticos não incluam carne de gado importado diretamente para abate imediato".

A preocupação do Japão é manter a carne bovina canadense fora do produto que compra dos EUA, desde que o Canadá relatou um caso de EEB, a doença da vaca louca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.