CI

Pólo de grãos de Paragominas (PA) atrai setor avícola do Ceará


Uma unidade industrial para produção de 200 mil ovos por dia é a meta do grupo

cearense Integral Agroindustrial, que já adquiriu terreno em Paragominas, nordeste do Pará, e agora tenta obter recursos para financiar parte do projeto, orçado em R$ 6 milhões. O anúncio foi feito neste domingo (10) pelo empresário Marcos Lima ao secretário de Agricultura do Pará, Francisco Victer, na abertura da 37ª Feira Agropecuária de Paragominas, que aconteceu no último sábado, 9, e que prossegue até o próximo domingo, 17.

Em dois anos o projeto, que prevê a utilização de 300 mil aves poedeiras e uma fábrica de ração, deve estar concluído. Mas na próxima feira, a empresa já espera ter iniciada a primeira etapa do projeto. O interesse do empresário surgiu em função do pólo de grãos que se implantou em Paragominas e região, desde 1997, e que na última safra teve uma área plantada de mais de 17 mil hectares de milho, com uma produtividade média de 90 sacas, de 60 quilos por hectare. O grupo Integral Agroindustrial já implantou em Paragominas uma fábrica de adubo orgânico que utiliza a serragem produzida pela indústria madeira. O composto tem a marca Polifértil e é usado pelo setor agrícola, principalmente na área de fruticultura. Porém, Marcos Lima está interessado em fabricar um composto orgânico voltado para a produção de grãos e que possa servir de troca com os empresários do setor de milho e soja, já que a sua indústria vai consumir 500 toneladas/mês de ração. Antes de decidir implantar a indústria avícola a empresa fez um levantamento e constatou que 70% dos ovos consumidos na região metropolitana de Belém vêm de fora do Estado, principalmente de Goiás e Tocantins.

Além do setor agrícola, que produz em grande escala, o Sindicato dos

Produtores Rurais de Paragominas também estimula a pequena produção. E

em parceria com o Sebrae promove hoje (11) uma palestra em forma de clínica tecnológica sobre os sistemas florestais aplicados à agricultura familiar.

Os sistemas agroflorestais são a convivência harmônica entre dois ou três

tipos de culturas permanentes, principalmente na área de fruticultura e cultivo de essências florestais. Coco e mogno, por exemplo, ou pimenta-do-reino e teca. Ontem (10) a programação da Feira de Paragominas atraiu centenas de pessoas para uma cavalgada, realizada no início da manhã e à tarde os cavaleiros participaram da prova do laço do cavalo quarto-de-milha. Amanhã (12), começam as pesagens dos animais das diversas raças zebuínas que vão ser avaliados por juizes contratados em Uberaba (MG). E na quarta-feira será realizado o 5º Leilão Paragominas, que vai comercializar 90 touros e matrizes das raças nelore e girolando. Todas registradas.

Móveis

A Agropec é também uma grande vitrine para o pólo moveleiro da região, que

foi um dos grandes destaques da Fanavem, a maior feira de móveis do País,

realizada no início deste mês, em São Paulo. São 27 empresas que expõem

seus produtos no estande de mil metros quadrados, organizado pelo Sebrae,

em parceria com a Prefeitura de Paragominas (PA). O espaço foi idealizado pelo

designer paraense Carlos Alcantarino, que também assessorou os empresários

para que seus produtos pudessem se adequar ao mercado consumidor.

O projeto Pólo Moveleiro de Paragominas é inspirado no modelo industrial

italiano, da região da Lombardia, com apoio do Banco Interamericano de

Desenvolvimento (BID), do Sebrae, da Câmara de Comércio de Milão (Promos),

do Governo do Pará e da Prefeitura de Paragominas.

Fonte: Ver-a-Mídia

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.