Farsul prevê participação de 10 mil ruralistas. Pequenos produtores também se organizam para a festa.
Se a previsão do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, confirmar-se, não faltará público para o discurso do presidente Luis Inácio Lula da Silva, na abertura oficial da 26a Expointer, às 16h de hoje, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 'Vai ter umas 10 mil pessoas', diz ele, acrescentando que o presidente 'perderá a oportunidade de ser ovacionado', em uma referência à reversão da expectativa de que a liberação dos transgênicos seria anunciada na exposição.
Apesar da frustração, Sperotto garante que não haverá qualquer desagravo. A Farsul calcula que chegarão 200 ônibus com produtores rurais de todo o Rio Grande do Sul, muitos ligados à soja. 'Será uma oportunidade de o presidente visualizar a vontade já expressa de plantio da soja transgênica', diz o líder.
O presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, não arrisca calcular o público, mas revela que boa parte dos produtores vinculados à entidade deixou para visitar a feira hoje. 'Há uma expectativa muito grande após 18 anos de ausência presidencial na Expointer', afirma o dirigente. Também Pinheiro não espera novidades, justificando que, com exceção dos transgênicos, o governo federal já anunciou todas as suas propostas, faltando apenas implementá-las.
Embora com posições diferentes da Farsul e da Fetag sobre os transgênicos, o Movimento dos Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT) garantem que também não se manifestarão. 'O presidente vem para uma atividade oficial', argumenta o coordenador estadual do MST, Mário Lill. Já o coordenador da Fetraf-Sul/CUT, Eloir Griseli, mantém como única expectativa a visita de Lula à Feira da Agricultura Familiar, no parque. Caso contrário, pretende fazer a entrega, na tribuna, de uma cesta com produtos oriundos da pequena propriedade, que se somará a outras três que a Fetag dará a Lula.
A presença do presidente na feira deve se limitar à tribuna de honra, onde discursará, e a um coquetel para 600 convidados antes da volta a Brasília. Após a cerimônia, os animais premiados desfilarão em pista.