A FMC Química do Brasil, que atua em 43% da área de arroz irrigado no país, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fecharam nesta segunda-feira (15-09), em Porto Alegre, uma parceria para apresentar novas tecnologias ao controle de pragas desta cultura. A FMC será responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e a sustentabilidade do agricultor, enquanto a Embrapa entra com a pesquisa tecnológica.
Segundo o diretor de vendas na América do Sul da FMC, Vicente Gôngora, o objetivo principal do projeto é buscar a sustentabilidade a longo prazo para o arroz irrigado, que predomina no Rio Grande do Sul e na região Sul de Santa Catarina onde a área plantada, nos dois estados, chega a aproximadamente 1 milhão de hectares. Citou também que pretendem modificar o sistema de produção através de novas propostas de manejo nas lavouras, minimizar o impacto ambiental dos herbicidas utilizados, economizar no uso da água e insumos na lavoura, além do manejo integrado envolvendo doenças e pragas.
O diretor de comunicação da Embrapa, Apes Perera, reitera que a intenção da parceria é buscar uma eficiência produtiva da cadeia do arroz como um todo. “Vamos buscar sempre a sustentabilidade, ou seja, produções economicamente viáveis em um longo período. O diferencial em relação a outras parcerias é que se estenderá não apenas em termos econômicos, e sim para o meio ambiente e na questão social”, explica. Complementou afirmando que o equilíbrio na cadeia produtiva do arroz é fundamental para que a cultura possa se desenvolver ainda mais.
Para o gerente de produto e herbicida da FMC, José Geraldo dos Santos, a diferenciação consiste em mostrar o melhor manejo da água, o manejo integrado de pragas (mip) de uma maneira inteligente e aplicar um determinado produto quando realmente existe a necessidade de combater uma praga. Para ele, a FMC pretende orientar o produtor em todas as fases de produção. “Vamos procurar nos envolver desde a escolha da semente até a hora da colheita”, ressalta Santos. Este ano a empresa pretende divulgar a parceria entre os engenheiros agrônomos, e em 2004 estendê-la aos produtores.
FMC lança novo herbicida no mercado de arroz
Com a licença adquirida para a utilização do defensivo Aurora à lavoura de arroz irrigado, divulgado oficialmente do Diário Oficial da União da última sexta-feira (12-09), a FMC lançou durante o evento este produto antes limitado apenas ao milho, soja e algodão, além de ser registrado para citrus e café. Conforme Santos, o Aurora vai combater plantas daninhas de difícil controle.
Também enfatizou que o produto tem uma meia-vida no solo e na água de apenas um dia, apresentando baixo impacto ambiental. O Aurora já está no mercado há quatro anos e foi desenvolvido tanto para a cultura de arroz quanto a de soja. Outros dois produtos que a empresa vem utilizando para o arroz irrigado é o Gramit (há 12 anos no mercado), que serve para controle de gramíneas, e o Furadan, indicado para combater a bicheira da raiz do arroz.