A América Latina Logística (ALL), que detém a exclusividade do transporte de cargas ferroviárias no Sul do país, vai assinar hoje (18-09) um protocolo de intenções com a Tuiuti Comercial de Insumos Agrícolas Ltda. para a construção de terminal intermodal para o transporte de grãos, com capacidade para o armazenamento de 9 mil toneladas, com investimentos de R$ 5 milhões, no município de Cacequi, interior gaúcho.
O já chamado Porto Seco vai mudar a logística da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, até agora dependente de transporte rodoviário para escoar a safra de grãos da região para o porto de Rio Grande e São Paulo. O terminal estará operando em março do próximo ano. A conclusão da obra está prevista para 2005.
O terminal irá atender cerca de 38 municípios que estão dentro de um raio de 200 quilômetros de Cacequi. Está sendo construído, em uma área de 50 mil metros quadrados, situada no pátio ferroviário gerenciado pela ALL, com capacidade para carregar 40 vagões por dia, o equivalente a duas mil toneladas de grãos/dia ou 60 mil toneladas/mês. No local, também será construído seis silos verticais para armazenagem de 9 mil toneladas de grãos, cada um com capacidade para 1,5 mil toneladas.
As cargas chegarão de vários pontos da região até o terminal via rodoviária e dali, após o transbordo para os vagões do trem, seguirão para Rio Grande, ou para o Sul de São Paulo.
O novo terminal rodoferroviário irá reduzir em pelo menos 10% o custo de transporte dos produtores na região e deverá aumentar a capacidade de transporte de carga da ALL no Rio Grande do Sul em 15%, na primeira etapa, o que representa mais 400 mil toneladas de grãos de clientes sendo distribuídos até os seus destinos.
As cargas de granéis - antes eram transportadas só por rodovia, agora serão movimentadas por caminhões até o Porto Seco e de lá, após o transbordo para os vagões, levadas a Rio Grande ou ao mercado de São Paulo.